domingo, 10 de julho de 2011

A CONDUTA CRISTÃ - É preciso aprender a viver com Jesus, nosso semeador.

Queridos, apresento à vocês este estudo, baseado na lição de jovens da CPAD, com o direcionamento do Espirito Santo adicionei alguns pontos e observações. Recomendo que imprima, leia, e repasse para pessoas próximas a você, assim você estará edificando outras pessoas, ok?
Boa Leitura!

A CONDUTA CRISTÃ
É preciso aprender a viver com Jesus, nosso semeador.

1. Fomos semeados com a semente de Cristo, para que venhamos a dar frutos a fim de sermos também, semeadores da palavra de Deus.
  • Sl 126: 5-6 “Os que semeiam em lágrimas, colherão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”;
  • Lc. 8: 4-15 “E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança”.
2. Lembre-se do exemplo de Daniel e seus amigos em Babilônia, que foram fiéis à Deus, pois tiveram PERSEVERANÇA e SABEDORIA, recusando todos os prazeres e a glória do reino ímpio babilônico.
  • Dn 1: 8-9 “E Daniel assentou em seu coração não se contaminar com a porção dos manjares do rei, nem com o vinho que ele bebia(...)”
  • Por causa da decisão de Daniel, Deus o honrou, Dn 1: 19-20 “E o rei falou com eles; e entre todos não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais sábios do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino.”
3. Há DUAS formas de conduzir a vida que Deus lhe deu, DESOBEDECENDO ou OBEDENDO a Deus.
  • VIDA DE DESOBEDIÊNCIA – Mc. 11: 12-14,19-21; Mt. 7: 22-23;
  • VIDA DE OBEDIÊNCIA – Mc. 16: 17-18; Mc. 11: 22-24; Jo. 14: 23.
4. Devemos ser a luz e o sal no mundo corrompido em que vivemos.
  • Visão diferente - olhando os problemas sempre por cima, buscando em Deus a solução;
  • Escolher o caminho mais dificil - pois normalmente este é o certo, pois exigem de nós força de vontade, perseverança e esperança;
  • Recusar o caminho mais fácil - satanás nos oferece caminhos rápidos e de recompensas prazerosas e instantâneas, mas que duram muito pouco tempo e seu propósito é o pecado;
  • Levar a paz onde formos - Mt. 5: 9 “Bem Aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”. Às vezes nos encontramos em situações difíceis em que somos tentados a ganhar a razão pela força, fazendo uma guerra contra os nossos acusadores (amigos, ou até familiares), até quando somos injustiçados, devemos deixar Deus ser o nosso advogado, pois ele é justo e dono da justiça.
5. Como então andar com Jesus e ser um verdadeiro cristão?
  • Ter uma vida alicerçada na Bíblia, nosso livro guia e manual da vida;
  • Ter uma vida de oração e jejum, para darmos o nosso corpo em sacrifício vivo e sincero;
  • Ter uma vida baseada nos ensinamentos de Jesus, nosso mestre e exemplo maior, Cl. 2: 6-7 “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças”;
  • E ter uma vida de Fé e Esperança, Hb. 11: 6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é abençoador dos que o buscam”.
6. Por fim, lembre-se que a semente foi plantada e precisa frutificar, por isso deixe que Deus transforme você em um vaso novo, com vestes novas, tendo assim como conseqüência, uma nova vida.
  • Mc. 4: 26-29 “E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo como ele como. Porque a terra por si mesma frutifica; primeiro, a erva, depois, a espiga e, por último, o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.”;
  • Mc. 2: 21-22 “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e o rasgo fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.”;
  • II Co. 5: 17-18 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação".

Abraços e até a próxima!

    2 comentários:

    Marcelo Vieira disse...

    Parabéns pelas postagens! Que Deus continue te abençoando para que seja referencial para outros jovens na igreja.

    Adelmo Candido disse...

    Marcelo! Muito Obrigado irmão! Necessito das orações de todos, pra que Deus continue me dando graça!