domingo, 15 de janeiro de 2012

O que os Salmos falam sobre a Dor?

# Algumas mentiras de Satanás sobre dores e tribulações 
◆ Não é vergonhoso, muito menos pecado, o crente passar pela Dor;
◆ A igreja não é só a casa das Bênçãos, mas também é o único Hospital da alma;
◆ Nem toda Dor vem da ação maligna, mas podem fazer parte do plano de Deus, que consiste em: amadurecimento mental e espiritualaumento da experiência para o auxílio dos que estão passando pela mesma dor; e Construção de um Caráter Cristão
"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus". 1 Pedro 4:12-14

# Reações Normais e Anormais (Apostasia) 
◆ Sentimentos como tristeza, abandono, rejeição, medo, angústia, podem trazer muitos danos à saúde física, emocional e espiritual de uma pessoa. Porém esses danos são causados pelo aumento da importância que alguém pode dar a estes sentimentos. Viver a dor por alguns dias ou semanas pode até ser normal e benéfico para o aprendizado, mas vivenciar a dor por meses e longos anos é um erro fatal, que pode comprometer todo o curso da vida.
◆ Exemplos de pessoas que não vivenciaram a dor, antes buscaram ainda mais a Deus:
Davi – Antes de ser Rei, fugia para não ser morto pelo atual Rei Saul. E mesmo depois de ser coroado Rei, não abandonou a Deus, mas chorava e pedia misericórdia por seus pecados e foi chamado: o homem segundo o Coração de Deus; 
Ana – Por ter sido impedida de gerar filhos, buscou o seu desejo em aos pés do Senhor e conseguiu o milagre em seu útero.
◆ Exemplos de Pessoas que cometeram erros por estar passando por medos, dores e tristezas: 
Moisés – Ao quebrar as tábuas da lei, escritas pelos dedos de Deus, ao ver que o povo voltou a adorar outros deuses e praticar imoralidades;
Jonas – Ao desistir de pregar na cidade de Nínive, por medo da incredulidade do povo;
Pedro – Ao negar Jesus, por medo de ser identificado como discípulo de Cristo no momento dos acoites em Jesus.
◆ É praticamente impossível, um verdadeiro Cristão, conhecedor da Palavra e amante de Deus, se apostatar em momentos de luta, dores e tentações, pois a própria palavra e a presença consoladora do Espírito Santo são o remédio para a alma do crente aflito. Porém, conforme os últimos dias da igreja na terra vão chegando, os casos de apostasia vão se tornar algo comum, pois muitos cristãos desistirão da caminhada por não terem guardado o Coração.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as  tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal". Provérbios 4:23-27

# O caso interessante de Gideão – Será que temos tanto luxo pra fazer o que ele fez? 
◆ Para esta parte, quero que você pegue um bíblia e leia em Juizes 6: 11-17;
◆ Note que mesmo diante da presença do *Anjo do Senhor, falando diretamente à ele, dizendo que daria vitória sobre os midianitas, Gideão ainda pediu um sinal como prova de uma vitória certa. Se o próprio Anjo do Senhor aparecesse pra você, dizendo a benção que estava a caminho e que para alcançá-la você deveria permanecer confiante, será que você ainda pediria um sinal? Acredito que não! Apenas aquele recado seria suficiente pra mim e pra você, pois vivemos em tempos que o sobrenatural é algo escaço entre nós, por conta da nossa incredulidade e falta de obediência.
*(Anjo do Senhor) Pré-aparição do Filho de Deus, Jesus, como parte do seu amor e zelo aos seus, em trazer a mensagem direto do Trono de Deus aos homens, tanto no A.T. como no N.T. O Anjo do Senhor esteve presente em várias situações.

# Perguntas frequentes durante a dor
◆ Porque Deus não nos dá explicações? RE: O justo viverá da Fé!
◆ Porque a raça humana sofre de tantas dores e feridas? RE: Por causa do Pecado.
◆ Porque os cristãos sofrem? RE: Para aperfeiçoamento do caráter e amadurecimento da alma!
◆ Deus está comigo nos momentos de dor e aflições? RE: Sim, os livra no momento certo, pois sabe o limite de cada um, pois os que estão em Cristo não sofrem demasiadamente, pois são consolados pelo Espirito Santo e abençoados pelo Pai após todas as batalhas.

Um comentário:

Rosa Farias disse...

Temos que aprender a nos colocar a cada dia nas mãos do Senhor e a ser resiiêntes. Que Deus continue te abençoando ricamente seu ministério e sua vida. FNB.