segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Está com medo daquilo que é incerto? Sente-se inseguro e incapaz ante o futuro? BEM-VINDO AO CLUBE!

    Conflitos existem, e o mundo está lotado deles, no mundo eles dão movimento as coisas, basicamente pra no futuro virar história. Da mesma forma na natureza, água vs fogo, vento vs montanhas, presa vs predador, etc.
    Entretanto existem aqueles conflitos que surgem dentro de nós, e esses não são tão fáceis de aceitar ou conviver, achamos lindo os conflitos externos, mas e quanto aos nossos? Fingimos que não os vemos?
    Eu não posso responder por você, afinal os conflitos surgem de diferentes formas de acordo com o que acontecem em nossas vidas, especificamente, com o que as pessoas fazem em nossa vida. Será sobre mim, você e as outras pessoas que eu quero me ater nessa breve mensagem.

# O que é incerto pra você?
    Depois de ler passagens bíblicas, ouvir mensagens de sábios pregadores e bons livros de autores cristãos, e refletir sobre a minha própria história de vida, eu aprendi que nessa vida tudo é incerto. Vamos direto ao ponto, acordar e planejar o dia é simples, muitas vezes por os planos desse único dia em prática torna-se uma batalha, digo por mim, raros são os dias em que deito a cabeça no travesseiro satisfeito com a lista da agenda feita, mas na maioria das vezes percebo no fim do dia, que o relógio não esperou por mim, e este dia que passou, se tornou incerto, mesmo que eu tenha acordado nele sabendo o que eu deveria fazer.
    Agora imagine os nossos planos não diários, mas aqueles que estão para daqui a alguns meses ou anos, o que dizer deles? Serão realizados ou não? Pelo que aprendi nessa vida... Só Deus sabe!
    Ante as incertezas, eu aprendi que eu preciso simplificar as coisas, não posso agarrar tudo, engolir o mundo de informações, ideias e paixões de uma vez só. Aprendi que nessa pequena e breve vida, os dias devem ser vividos cada um na sua vez, afinal não podemos experimentar outra vez o passado, muito menos o futuro (quem sabe amanhã), tudo o que temos é apenas esse único dia que Deus nos deu. Por isso, faça o máximo para extrair os ensinamentos deste dia, assim seus dias não precisaram ser previsíveis, mas visíveis apenas.

# A insegurança e a incapacidade bate a porta?
    As pessoas que nos cercam são mestres em nos deixar inseguros, pois todos esperam o melhor de você, nada mais que a perfeição. Existe método melhor para deixar alguém inseguro? Acredito que sim, mas ainda não vivi o suficiente para conhecer.
    Mas o fato é, nós também contribuímos com eles, seja exigindo dos outros ou de nós mesmos aquilo que é impossível de se alcançar. O mais incrível é saber que tem seres-humanos andando por esta terra achando-se perfeitos, ou talvez incorrigíveis.
    Grande parte da nossa insegurança se dá por acharmos que não podemos ser corrigidos, a correção para nós adultos é um bicho de 70 cabeças, mas eis o paradoxo, se você como um bom homem ou mulher de bom senso se acha imperfeito ou imperfeita, porque então temer as correções, as críticas e o pior de todos, a desconexão e a desarmonia com o outro, muitas vezes com aquelas pessoas que amamos.
    Entenda que querer ser aceito por alguém é uma forma de dizer: "Estou me doando a você. Você quer um pouco do meu eu?". E esta doação é linda, pois não somos felizes sozinhos. É normal alguns amarem mais os outros do que a si, a comprovação está naqueles que fazem da sua vida uma ferramenta para ajudar os outros, aquilo que é uma doação ao extremo.
    Mas existe um ponto na nossa vida em que quem não viveu ainda vai viver, trata-se do enjoo de si mesmo, isto é um sinal daqueles que preferem ouvir do que falar, dos que gostam mais de ajudar do que ser ajudados. Por isso se esse (assim como eu) é o seu caso, não nos conformamos com a solidão, precisamos ver, andar e conversar com os outros, para nos desligarmos de nós e nos ligarmos ao outro, aquele que é tão diferente de mim e de você. Parte das incompatibilidades sejam em relacionamentos amorosos ou simplesmente afetivos, são realidades destruídas por conta da incompreensão deste fato, o de não precisarmos de alguém igual a nós, mas sim, diferentes, pois de igual já basta você mesmo, e do que me seria útil outro alguém como eu? Para errar duplamente como eu? Para falar igual a mim e pensar como eu penso? O que me acrescentaria alguém assim?
    Fico feliz em saber que sou cercado de gente que é diferente de mim, e que compartilha dos mesmos problemas, conflitos e inconformidades, mesmo que esses sentimentos estejam no mais escondido baú no ultimo quartinho da alma, mas eles estão la e provavelmente vão nos acompanhar pelo resto da vida, pois é isso que nos torna sensíveis, humanos, vivos.
    A própria insegurança e os pensamentos confusos me levaram a escrever esse texto, mas quando penso que todos assim como eu, estão nesta vida pela primeira vez, todos são novatos nesta mesma escola chamada vida, que não tem veteranos ou professores mas apenas alunos, sinto-me a vontade em viver e aceitar com sabedoria aquilo que a vida me trás, sendo bom ou ruim, preciso conhecer a lição por trás de todas as situações.
    Comece a enxergar assim para simplificar e compactar o peso do ontem, do hoje e do amanhã, ore a Deus pedindo que Ele abra seus olhos para entender o que diz as passagens bíblicas e sobre a paz que os sábios pregadores falam. Nunca se esqueça que Jesus te ama e já pagou o preço das suas tristezas mais profundas, para nos fazer feliz e termos esta paz, e isto é tão básico quanto feijão com arroz e tão nutritivo para o espirito quanto todas as vitaminas juntas.

    O resto da mensagem não será lida por aqui, mas vivida por você, caso eu tenha ajudado comente abaixo, compartilhe esta mensagem e acompanhe este blog.
    Até a próxima e que Deus te abençoe.

Nenhum comentário: