sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo?

Tente responder: Qual o sentido da sua vida?

Dificil né? Mas não duvido, para alguns é fácil responder essa pergunta. Pra mim, no entanto, está começando a não ser mais dificil, porque há alguns meses atrás, era bastante complicado. Deus simplificou!

E que tal essa: Qual o sentido do seu espírito?

Complicou um pouco mais? Normal, até eu tenho medo de responder essa. Espírito, para alguns é apenas alma - entendimento - mas para outros - como pra mim - é mais que isso, muito mais que a própria vida. Encontrar sentido para a vida e sentido para o espirito é basicamente descrever caminhos diferentes para cada um, mas entrelaçá-los de uma forma como se não soubéssemos onde começa o caminho de um e o do outro. O espírito é para a vida, e a vida para o espírito, assim pensei.

Porém pra te deixar um pouco mais incomodado e menos acomodado, quero lhe informar que nem seu corpo lhe pertence, o que você achava que tinha de mais precioso, seu espírito, também seu não o é.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:19)

Sinceramente, depois de aprender o que aprendi com Deus nestes últimos meses, acho graça dos que se consideram donos de si, e muito mais daqueles que se orgulham do que são, do que esbanjam em mostrar ao mundo, suas habilidades e convicções. Mal sabem que o que são não é para orgulho, mas sim, acredite, para a vergonha.

O que é o espírito, comparado à carne? O que é o invisível e tocante, comparado ao visível e enganoso? Encarar o que vou falar não será fácil, antes, incômodo, porém libertador. Quero explicar que categoricamente não somos dignos de muita coisa, e pra mim, muita coisa é ter o Espírito Santo de Deus habitando sobre a indignidade da minha carne. Meu próprio espirito, minha alma, minhas convicções, meu poder de interferir no mundo, não se compara a importância do lugar ocupado pela incorruptibilidade desse hóspede, chamado Espírito Santo. Como podemos ver sentido nisso? Para ilustrar, imagine a Rainha Elisabeth da Inglaterra, procurando um barraco na mais suja e violenta favela, dizendo ser ali o local mais apropriado para morar, pois ela diz conhecer o dono do barraco que passa algumas dificuldades, e diz que apenas morando ali ela poderá ajudá-lo a melhorar de vida. Pode não fazer sentido, mas a mesma coisa acontece em nós. Deus diz, categoricamente, que é em você e em mim que Seu Espírito sonha e deseja morar, pois não há outro lugar melhor.

Porém, hóspedes normais, entram e saem quando bem entendem, nosso hóspede em questão é educadíssimo para fazer tal coisa. Ele vem prontamente, apenas se o convidarmos para entrar. E o que descobri, vivenciando a fé e lendo as escrituras é que, quando convidamos o Espírito Santo de Deus para habitar em nós, devemos ter em mente três observâncias:

1# A santidade extrema de Deus deve nos constranger e expor nossa vergonha, para reconhecimento visceral e íntimo da nossa pouca capacidade. Por que cada ser humano dessa terra, não pode bater no peito e dizer "sou um perfeito exemplo de homem ou mulher justo(a)", não somos justos muitas vezes com nossa família, ou pior, com nós mesmos, como poderemos estar indiferentes diante da presença do Espirito Justo de Deus? Como podemos continuar da mesma forma? E Deus pede que concertemos isto, que atentemos à isto, por que se assim entendermos, Deus não nos rejeitará, ao contrário, estará em nós. Por isso está escrito:

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração compungido e contrito não desprezarás, ó Deus." (Salmos 51:17)

Este Espírito já te admira e sonha contigo desde o ventre da tua mãe, e espera agora pelo teu entendimento, pela tua liberdade em convidá-lo a entrar em sua vida, em seu coração. Reconheça a devida importância da vontade deste hóspede valoroso, que não quer passar apenas uma temporada, mas comprar o terreno.

2# Ah! Se percebêssemos como somos pequenos e miseráveis, não faríamos pouco caso da autenticidade e soberania de Deus sobre a vida humana. Enquanto oro, sinto que meu corpo não passa de um canal, um meio, uma mídia para que meu espírito perceba, receba e entenda a mensagem do Espírito Santo. E como consequência, sou uma mídia muito pequena, para tão grande notícia. É quando me tranco em meu quarto e me prostro pra Deus, que me sinto verdadeiramente em pé, sinto meu cálice transbordando, o cálice que merecia estar vazio por conta do pecado, mas que agora, transborda de Amor, de Misericórdia. É como se eu fosse um outdoor, estampado em mim FILHO EU TE AMO, em letras tão grandes que ultrapassam as bordas. Ou como se fosse um pequeno e simples vaso de barro, contendo uma joia preciosíssima, onde nem mesmo o espelho consegue revelar, mas apenas aquele que pôs a joia, sabe o valor que existe ali. É assim que eu me sinto, quando percebo que o Espirito Santo habita em mim. Meu corpo é pequeno para tão grande honra, mas Ele habita em mim! Sou terrivelmente limitado, mas Ele habita em mim! Não tenho nada puro ou limpo o suficiente, mas Ele habita em mim! Pois quando Ele chegou, comprou o terreno, e o que havia antes, foi jogado fora!

"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (...). Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:14-15, 17)

3# QUEBRE-SE, DERRAME-SE, CHORE! Exponha a Ele seus problemas, dores, erros e angustias mais profundas, Deus houve o grito do seu fraco coração, assim diz uma linda canção de Thalles Roberto. Se você soubesse o quanto Deus ama a sinceridade, e isto está escrito para que todos nós saibamos:

"Mas vem a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4: 23-24)

"Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido." (Lucas 12: 2)

E Tudo o que você precisar saber é que tudo muda, quando abrimos sem restrições a nossa casa, o nosso barraco, para a habitação do Espirito transformador de Deus. Jesus rasgou o véu que cobria nossa comunhão, temos acesso livre à redenção pela Graça e Misericórdia de Deus. Meu irmão e minha irmã, não perca mais tempo, corra agora para os braços do Pai, para a presença do Espirito Santo de Deus.

Que Ele te abençoe e revele-se à ti.
Paz em Cristo!

Nenhum comentário: