quinta-feira, 3 de julho de 2014

O que você quer ser quando crescer?


É o que estes versos logo abaixo, me fizeram pensar, ou melhor, lembrar. Pois este título interrogativo interposto a nós agora, está arraigado em nossa sociedade ha não tenho ideia de quantos séculos. Pergunta esta, usada para florescer nas mentes infantis a curiosidade e a ousadia de buscar nos seus mais íntimos sonhos, a razão de ser, de existir. Quem nunca foi questionado por ela quando criança? Engraçado, parece que hoje Deus nos viu como crianças, para nos fazer tal questionamento. Digo mais, como se já não soubesse o que seremos quando "crescermos" - apesar de saber que talvez você já esteja bem velhinho para essa pergunta. Mas quem disse que quem está velho já cresceu?
Leia abaixo o recorte da carta de Paulo aos Efésios, e você vai ser questionado por Deus com esta cândida pergunta, assim como eu fui:

"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." (Efésios 4:22-24)

O que é normal de acontecer quando pensamos no tempo antigo? Não, não... não estou falando do tempo dos seus avós. Estou falando do seu tempo antigo. Do tempo em que você sabia que as responsabilidades e a parte que convém as coisas de adulto estavam longe de chegar. É este tempo que falo. Pode ser sua adolescência, sua juventude, sua mocidade, nestes tão variados níveis de pétalas, que são parte da mais linda fase da flor da vida.
Naquele tempo, existia um homem e uma mulher que permitia-se errar não apenas porque automaticamente os erros geram experiências e aprendizagem, mas também porque errar fazia parte, e faz parte da rotina dos jovens. Daí a pergunta: "O que você quer ser quando crescer?"
Talvez nos fazem ela, para questionarmos nas entrelinhas dessa incógnita outra pergunta: "O que quer fazer de certo, duradouro, e válido nessa vida, quando enfim crescer?"

Quando leio este texto de efésios, percebo que vivemos ou talvez não deveríamos viver na linha que divisa o velho do novo homem. Pois o velho homem habita nas irresponsabilidades, nas corrupções, nos enganos, nas difamações, em fim, na vaidade e no egoísmo que está em uma vida sem dar importância ao alimento espiritual. Já o novo, segue avante e objetivo no contato com Deus e com seus mistérios. E o mais incrível é saber que provavelmente existem dois homens, dois seres habitando em você neste exato momento. E Deus te convida a pensar com aquela pergunta do título, por mais simples e infantil que possa parecer: Qual desses dois você quer ser quando crescer?

E encontro duas verdades nesta pergunta, a primeira é que se Deus me questiona assim é porque ele sabe que ainda não sou o que poderia vir a ser. A segunda, é que me parece que chegou a hora de crescer. E para crescermos precisamos urgentemente, ao menos, saber o que queremos ser. Somos crianças. Mas não podemos ser para sempre, Deus nos intima à uma decisão. Hoje.

Não quero forçar a barra, mas se você chegou até aqui, preciso, se é que posso, simplificar o que o texto de efésios nos diz. Existe um Velho Homem dentro de cada um de nós que está travado nas antigas formas de viver. Este caduco é amante de coisas que não renovam, mas que apenas mofa, apodrece e corrompe tudo o que toca. Este velho homem e esta velha mulher necessita conhecer o fim, apesar de estarmos ligados muitas vezes, com unhas e dentes a ele e a ela. É preciso dar lugar ao Novo Homem, este que será renovado pelo modo de pensar, e o pensar em Cristo. Obtendo as surpresas que existem em andar com o dono da vida. Se não bastasse ser agraciado por uma nova vida, Deus nos diz que o novo homem existe para ser semelhante a Ele. Não pela nossa força de vontade ou bondade no coração, mas pela simples decisão que fazemos em permitir o nascimento deste novo homem em nós. Sabe quando vestimos uma roupa nova? Pois é... a diferença é que roupa só está no lado de fora. O novo homem surge de dentro, e ainda assim, seus resultados são visíveis pra quem está aqui do outro lado. Revestirmos, é a palavra que Paulo usa... eu não simplifiquei nada, só repeti. Podemos dizer que não entendemos o recado?

É um milagre! Como pode uma mudança interior afetar o exterior? E nisto, alcançar o propósito de renovar ambos os lados. A decisão de fazer parte desse milagre é sua. A decisão de, enfim, ser o que deve ser quando crescer, é inteiramente sua. De uma coisa sabemos e ficou clara, é possível ser, ainda que, em devaneios e perturbações, digam a você ou você mesmo diz, que não é nada. Talvez você diz que não há mais tempo, que já está velho demais. Ou que ainda há muito tempo, que é jovem demais. Reconsidere! Pois tão claro quanto a luz do dia, vejo o convite que Deus faz pra mim e pra você:

"Vem ser alguém comigo! 
Vem ser alguém! 
Vem ser! 
Vem!"

Nenhum comentário: