"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."Pv. 22: 6
Queridos, gostaria de falar em especial com os pais, cristãos ou não, mas principalmente com os pais cristãos. Sou professor de Escola Bíblica Dominical (EBD) na Igreja Assembléia de Deus, ensino há quase dois anos à crianças que variam de 12 aos 15 anos, eles me proporcionam a alegria de poder passar o que aprendi e o que aprendo no dia-a-dia da vida cristã, mas também, me deixam entristecido, quando vejo o desinteresse de algumas crianças, não em ir a igreja, pois isso é fácil, mas sim, em obedecer a palavra, que é muito mais difícil.
Uma coisa eu aprendi, vendo os exemplos ao meu redor, que é muito difícil, um jovem permanecer no caminho de Deus, quando em sua casa não há ao menos pessoa que testemunhe o verdadeiro Cristianismo, este que é substituído pelas brigas entre os pais, discórdia e falta de ordem no relacionamento conjugal, pequenas vingança entre os pais e desamor na família, deixando a criança confusa, achando que o que é falado na EBD é impraticável e não passam de histórias bonitas do tempo passado.
Tive a tristeza de ouvir um aluno dizendo que gostaria de ser mais livre, livre das más companhias que ele julgou serem seus amigos, livre dos palavrões, das brigas e da malícia que ele aprendeu na rua, e este aluno tem apenas 15 anos. Pergunto, onde estão os pais nessa fase de sua vida? Percebo que esses pais estão ocupados demais cuidando da comida, das contas e do seu próprio lado espiritual, mas esquecem-se do lado espiritual de seus filhos, triste realidade nas igrejas do Brasil. Você quer esperar o seu filho se perder no mundo, pra depois vim pedir oração na igreja? Não deixe isto acontecer.
Tudo isso é um conjunto de fatos venenosos que cooperam para o desestímulo na vida de uma criança ou adolescente, que precisa antes de qualquer disciplina, conhecer Jesus e seus ensinamentos, para que aprenda para sempre o caminho que deve andar (Pv. 22: 6) e caminho este que leva à vida de graça e paz entre Deus e o homem.
Por isso, é de extrema importância que os pais acompanhem DIARIAMENTE os seus filhos para o amadurecimento da Fé e na ampliação dos conhecimentos bíblicos. Para isto, é necessário apenas coisas simples, mas que cooperam para o prazer da criança em conhecer o caminho da verdade:
* Leitura simples em família, tendo como objetivo ler a Bíblia inteira juntos, um ou dois capítulos por dia.
* Leitura simples em família, tendo como objetivo ler a Bíblia inteira juntos, um ou dois capítulos por dia.
* Estimulo à leitura pessoal da criança, pedindo-a que lhe explique o que ela aprendeu sobre algum provérbio ou salmos, assim você estimula não só a leitura, mas o entendimento da escritura.
* Ensine-a assuntos mais complexos que ela não domina, para isto, se instrua ainda mais, para poder passar algo realmente de Deus à criança.
* Passeie com ela, e mostre onde os ensinos de Jesus se encaixam no dia-a-dia da nossa vida atual.
* Deixei esta por último pois é a mais importante. Ore pela sua criança, se ela ainda não nasceu, ore também, pois já ouvi falar de irmãos, que oravam pelos esposos de seus filhos antes mesmo que eles casassem ou nascessem, e Deus abençoou pelas orações desses pais de grande Fé. Faça o mesmo, ore pois Deus escuta e é fiel para abençoar seus pequeninos.
Fique na paz de Deus, e ponha em prática o que expus aqui, pois foi o que Deus colocou em meu coração.
Abraço e que Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário