quinta-feira, 21 de março de 2013

Quem foi o vândalo que destruiu o meu tesouro? Ah, esqueci, foi eu mesmo!

O Cristão possui em sua mente, um dispositivo que o impede de dizer ou ouvir coisas que ofendam a Deus, como piadas e letras musicais, isto é fácil de brecar pois essas coisas nos confrontam filosoficamente, e filosofia de vida é como um cofre, não queremos ninguém mexendo, ou tentando mudar de lugar ou colocar e tirar algo. O Espirito de Deus e a sua palavra devem estar protegidos nesse cofre, como nosso maior bem.

Porém, as nossas ações possuem um grau de valor interessante na balança, não falo das boas, mas das más. Aquele que é tentado, é desafiado à conturbar a aliança, a mexer no cofre que possui em Deus, em suas ações, como se nós fossemos os próprios ladrões daquilo que guardamos, nós mesmos pixamos, rasgamos e quebramos aquilo que nós mesmos escondemos com tanto zelo. De fato, uma ironia, mas é a verdade quando se trata do que chama a atenção do nosso leão interior, que tem fome e saliva pela carne.

Por isso não seja guarda e ladrão ao mesmo tempo, seja apenas a casa que abriga o tesouro. Construa um muro não ao redor da casa, mas ao redor do tesouro, pra que seja protegido não do inimigo, mas de você mesmo.

E tudo isto, tem haver apenas com uma coisa, isto é, obediência a Deus. Para que não fiquem apenas com minhas palavras, peço que leiam este trecho do livro de Jeremias, onde a obediência de dois povos foi posta na balança, e Deus, o justo juiz, faz a conclusão:

"A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do SENHOR, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber.
Então tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas;
E os levei à casa do SENHOR, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, que estava junto à câmara dos príncipes, que ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.
Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
Não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando.
Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
Nem edificamos casas para nossa habitação; nem temos vinha, nem campo, nem semente.
Mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.
Sucedeu, porém, que, subindo Nabucodonosor, rei de babilônia, a esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus, e por causa do exército dos sírios; e assim ficamos em Jerusalém.
Então veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Porventura nunca aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? diz o SENHOR.
As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; pois não beberam até este dia, antes obedeceram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado, madrugando e falando, não me ouvistes.
E vos tenho enviado todos os meus servos, os profetas, madrugando, e insistindo, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.
Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu (...)"
(Jeremias 35:1-16).

O que se segue após esta parte, é o castigo de Deus sobre o povo que em muito lhe desobedece, não é um castigo futuro, mas presente, em vida.
Acredito que não devemos obedecer a Deus com medo do castigo, mas em honra à sua grande obra em nossa vida, pelo seu infinito Amor, pela sua Graça e tão incontáveis Misericórdias.

Paz em Cristo!
Adelmo Candido

domingo, 10 de março de 2013

A igreja é um zoológico!

Muito engraçada mas bem colocada a analogia que Maurício Zágari faz sobre a igreja.

Diz ele que, a Igreja é como um zoológico, com uma variedade infinita de animais, alguns grandes e vistosos como as girafas e elefantes, outros pequenos e desinteressantes como a anta e a cutia. E todos estão ali, juntos, gostem dos sons que cada um fazem ou não, todos devem conviver em paz, em equilíbrio.
Os animais doentes fazem mais barulho, incomodam, e devem ser tratados urgentemente, e assim o tratador o faz. Os saudáveis tendem a não ligar muito pra os outros, ficam ali, em sua zona de conforto, brincam e se divertem sem saber se incomodam ou não, querem apenas curtir o momento de êxtase (e como gostam de brincar, se não fosse o fosso entre a grade e o ambiente, eles não teriam medo de pular a grade e "brincar" até com os visitantes do zoologico).

Porém, quem deveria receber toda a atenção era o tratador, posso chama-lo de Jesus. Se não fosse ele, a sujeira (pecado) ficaria ali, por dias a fio, a água (a palavra) ficaria turva e intragável, e o ambiente (convivência) seria um caos.
Se não fosse Jesus, seriamos feras soltas sem sinal de juízo e sensatez. Se não fosse Jesus, não existiria a palavra irmão. E é o tratador que nos da o ambiente perfeito, é certo que alguns ainda reclamam, mas ai desses se não fosse a Sua paciência, e isso faz toda a diferença.

E responde muita coisa, né?

quinta-feira, 7 de março de 2013

Em que o BBB é útil para nós, cristãos?


Em que o BBB é útil?

BBB, motivo de alegria para uns, e de ódio para outros. Mas porque?
Aos que se alegram com o programa, ar de desprezo, aos que não compactuam, bravo! Sinônimos de assíduos frequentadores de biblioteca! Ou para ser mais pertinente e buscando o foco do texto, os que odeiam o mesmo são os cristãos corretos e conservadores do bom costume. Será?
Mas a questão é, olhando de uma perspectiva Cristã, qual a utilidade do BBB?
Busco a resposta com outra pergunta: Porque desprezar e "odiar" (gostar pouquíssimo) dos que ali estão confinados, ou dos que definem o programa? Que favor eles nos fazem com essa obra?

Para sua surpresa, o BBB é um ponta-pé inicial (de muitos) para entendermos o que é o Cristianismo.
Ser cristão é amar, amar sem saber, sem se importar, sem admirar. O publico ama, admirando, nós cristãos, devemos amá-los sem nenhum vestígio de admiração. E é ai que está o desafio.

Não vejo o BBB, não acompanho e nem me importo, mas é incrivel como fazemos o mesmo com os arruaceiros do nosso bairro, as fofoqueiras da minha rua, os bebuns do bar da esquina, os devassos e devassas próximos, a prostituta da orla. Eles não são diferentes dos BBB's, eles são os BBB's que não estão na TV, mas do lado de fora da nossa casa.
Trazer o BBB pra sua sala pode ser desconfortável, e também não recomendo, mas levar Deus aos BBB's da rua, amá-los, dar atenção, dar audiência. Sim, é o que devemos fazer.

Foi isso que o BBB me ensinou, lutar por uma sociedade cristã mais alerta, mas amável, menos hipócrita.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Ele que nos fez, e nos fez ovelhas do seu pasto - Salmos 100: 3

"Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto." (Salmos 100:3)

E o Senhor nos presenteia com tão grande notícia, mas não entendemos. Ele nos dá o livramento da confusão, e não prestamos atenção. Ele nos fortalece com o entendimento, mas passamos por desapercebidos.
Porque? Este mundo, meu irmão e minha irmã, que não entende o plano do Altíssimo e nos enche de bobagens estranhas e inventadas. Ah! Se todos os cientistas percebessem o quanto que a própria ciência nos aproxima de Deus, por revelar as assinaturas do Criador.
O Salmo 100 declara, foi Ele quem nos fez e não nós a nós mesmos! Não é bonito de se ouvir, e também esclarecedor, pois afinal, você que está lendo, quantas pessoas você já fez do nada, logicamente não me refiro à capacidade de procriação do ser-humano, mas de criar, moldar e dar a vida ao que antes era um ser inanimado e agora, um vivente inteligente e dotado de mistérios interpessoais e sobrenaturais. O homem por si só, não é capaz. Deus nos fez, Ele pode, e fez belo, pois Ele o é!

Mas não nos fez apenas humanos, também nos chamou de ovelhas, porque será?
Você ja viu uma ovelha? Se já, nem que seja na TV, sua percepção aponta que as ovelhas são definitivamente dependentes do seu pastor. Max Lucado em seu livro "Aliviando a Bagagem" retrata de maneira linda esta analogia, entre homens e as ovelhas:

"Nós humanos gostamos de fazer as coisas do nosso modo. Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito.
Você não pensaria que ovelhas são obstinadas. De todos os animais de Deus, a ovelha é a menos capaz de cuidar de si própria. Ovelhas são tolas! Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazerem truques? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a dar cambalhotas? Não, ovelhas são simplesmente tolas demais.
E indefesas. Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você. É por isso que você nunca vê ovelhas como mascotes de times. Quem quer ser uma ovelha? Você não poderia nem mesmo inventar um grito decente para líderes de torcida:

Nós somos as ovelhas
Não damos um pio
É problema seu a vitória conseguir
Mas conte conosco se você quiser dormir!

Além do mais, as ovelhas são sujas. Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Vemos pássaros no banho, e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo.
Davi não poderia ter pensado numa metáfora melhor? Claro que podia. Afinal, ele superou Saul e venceu Golias. Porque ele não escolheu por exemplo: 'O Senhor é o meu comandante-chefe, e eu sou o seu soldado'. Viu só? Preferimos isto. Um soldado ganha uniforme e uma arma, talvez até uma medalha.
Entretanto, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala ou atua? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é precisamente este o ponto principal.
Veio-lhe à mente os seus dias como pastor. Recordou-se de como dispensava atenção às ovelhas dia e noite. Ele dormia com elas e por elas velava. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: 'O Senhor é o meu Pastor', e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender: 'Eu sou uma ovelha'."

Quer ser uma ovelha deste pasto querido irmão e irmã? Entregue-se à Ele, e Ele cuidará de ti.
Que Deus te abençoe!
Paz em Cristo!

Doc. O Fenômeno Lázaro - VERDADE OU HERESIA???

Queridos irmãos, venho mais uma vez lançar um alerta, e desta vez contrariando o que havia postado em agosto de 2011, sobre o filme "O Fenômeno Lázaro". Trata-se de um homem do nosso tempo, que morreu e afirma ter visitado o céu e o inferno, tendo sido ordenado por Deus à alertar esta geração sobre a veracidade de ambos, e sobre isto, quero dizer que em meditação da palavra e pelo discernimento que o Espírito Santo nos concede às escrituras, este filme trata-se de uma heresia descabida - ou se preferir, um floreio bem intencionado para conversão de vidas, porém sem base na revelação da palavra.

Acompanhe-me na leitura do texto do livro de Lucas, que por si só, explica e nos orienta nesta situação:

"Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." (Lucas 16:20-31)

Em suma, o Céu e o inferno já foram revelados, pelos escritos, profetas e por nosso Messias, Jesus Cristo. Se por eles não acreditamos, por mais ninguém o devemos!

Da mesma forma, existem duas outras publicações que relatam o mesmo caso: O Menino que voltou do Céu - Kevin e Alex Malarkey; e A Divina Revelação do Inferno - Mary Baxter. No livro da ida ao Inferno, Mary diz que o inferno tem um formato de corpo humano, as diferentes sessões (formatos de membros) são para diferentes níveis de pecadores, assim disse. Questiono, o que diz a Santa Palavra de Deus? "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41). O inferno não tem forma de homem, sabe porque? Por que não foi preparado e nem feito para o homem!
Quanto ao livro do menino, gostaria de saber se Deus está preocupado com os que estão insatisfeitos com a visão do Céu que já teve o nosso profeta João, na ilha de Patmos, ao escrever o livro do Apocalipse, que por conhecidencia seu nome significa: Revelação. Aquele que precisa de mais, sinto dizer, merece ler e se fantasiar com outras fontes de "revelações".

Depois de ler o texto que lemos em Lucas, e creio eu, com a (real) divina revelação do Espírito Santo em nossa vida, você ainda acredita que esses relatos são verídicos? Confronto estes livros com o Livro dos livros, a fiel Revelação de Deus ao homem, e não com meu ponto de vista ou minha opinião. Por isso, cabe a cada um receber a porção espiritual que lhe convém. Pessoalmente, acredito que o que tinha de ser revelado já o foi na Bíblia, o que nos resta é esperar o cumprimento das profecias, e a atuação pessoal (íntima) do Espírito Santo em qualquer vida que se disponha ao mesmo. Além do que, publicações como estas, tem aquele toque de sensacionalismo que tanto rende dinheiro às publicadoras. Cair nessas doutrinas que só nos põem em dúvidas, não é uma boa ideia, definitivamente.

Que Deus nos abençoe, em Graça e Conhecimento...
Paz em Cristo!

domingo, 3 de março de 2013