Propósito, em verdade percebo, é uma das coisas mais importantes na vida de um ser-humano. Com isto em mente, com ele traçado e com as forças firmadas neste propósito, o indivíduo tem, em fim a opção de uma rota, um rumo, um caminho.
Perceba, caminhos são importantes, e você verá o quão ele é importante, mas o trabalho do caminho não é fazê-lo andar sem saber quando parar, ou mesmo aonde ir, mas sim, conduzi-lo ao destino pre-estabelecido, ao propósito.
Comecei com o propósito, depois com o caminho, e agora volto ao propósito. Qual deles é mais importante? O que é o caminho sem o propósito? Ou o propósito sem o caminho? Roma, o maior império nos tempos de Cristo, possuía um ditado um tanto exagerado, e este era: "Todos os caminhos levam à Roma!" Em contra-partida, e em absoluta certeza, com Deus a história - e os fatos -, são bem diferentes.
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto." (João 14:1-7)
"Seguir a Jesus", é uma das frases mais inteligentes que já foram pronunciadas. Pois, pelo que vimos até aqui, se o nosso propósito é chegar á Deus, então tudo o que precisamos fazer é seguir - e quero que leia a próxima frase pausadamente - um único e simples caminho, Jesus Cristo!
Tenho que lembrá-lo de que só temos que seguir neste caminho, se tivermos um único propósito em mente, cujo o mesmo é, repito, ver á Deus. Mas - você exclama -, não existem outras formas de se chegar á eternidade e estar próximo de Deus? Tantos outros não nos falam de paz e vida eterna? Não, e felizmente, não! E graças a Deus, temos um segundo texto narrado por Paulo em que afirma: "Porque pela Graça (sacrifício de Jesus) sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9). Traduzindo, ser uma boa pessoa e não maltratar os animais não o levará ao céu, mas sim, Cristo, ao qual permitiu que maltratassem a própria carne para que o inferno não maltrate a sua alma.
Caminho e propósito, nenhum é mais importante que o outro, como questionado no início. Ambos estão entrelaçados na mais espantosa e firme verdade da existência humana. Que a afirmação de Cristo explique essa verdade: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Existem muitos caminhos que prometem levar a muitos lugares, a própria vida nos ensina que, certamente nos levará um dia, ao túmulo, ao pó. Por isso não subestime a importância do caminho ao qual a Ele próprio, Jesus, se refere. Diferente da vida terrena, Jesus nos promete a vida eterna, a existência da consciência pessoal vivendo infinitamente ao lado de Deus. Quem se arrisca dizer o contrário? Quem é digno de afirmar tal verdade, senão o único homem que dividiu a história em antes e depois de sua chegada?
Se formos inteligentes, devemos no mínimo questionar: Qual garantia temos destes outros caminhos que nos prometem paz e um encontro com Deus? Por sorte, descobri que há um padrão universal de qualidade, um sistema único de garantia, para validarmos, seja qual for a promessa de vida eterna e salvação do espírito. E este padrão é: Apenas aquele que possui o mérito da criação possui também domínio sobre toda a obra criada - e isto é fato, engenheiros conhecem cada centímetro do edifício erguido. Por tanto, a vida é obra de Deus, Jesus como encarnado em Filho, citado de Gênesis a Apocalipse, é co-autor da obra; Sendo assim, se pelo poder da sua própria palavra Ele ressuscitou dos mortos, mostrando total e superior poder sobre a morte e a vida, qual outro pode afirmar, com a mesma verdade e confiabilidade, levar à Deus e à vida eterna em salvação, se não o único ao qual não se encontram os restos mortais em seu túmulo? Este mesmo SUBIU AOS CÉUS EM INCOMPARÁVEL GLÓRIA E EM VERDADE TESTEMUNHADA E ESCRITA. A Este, com total certeza, e apenas a este, pode ser atribuído o poder, responsabilidade e confiabilidade de nos conduzir à Deus, o Criador de tudo e Pai de todos. Este é JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS!
Diferente da cidade de Roma, apenas um caminho leva a Deus, pelo que me consta pesquisando sobre a história, paraísos na terra foram encontrados pelo simples motivo de exploradores seguirem um único e estreito caminho. Pelas vistas do senso comum estes antigos exploradores, não estariam trilhando por caminhos estreitos e perigosos, mas tendo em seu coração a fé de que precisavam para segui-lo, encontraram em seu fim uma reserva natural intocada, ou quem sabe a vista de uma extravagante cachoeira, com uma piscina natural de águas tão puras e cristalinas que, tocar com as mãos suadas e sujas seriam um pecado à pureza da natureza virgem.
Assim é a eternidade, assim é a natureza de Deus. Estão logo no fim deste caminho, caminho este que se chama Jesus. Pense um pouco, depois me diga se não vale a pena desbravar e seguir no único caminho, que apesar de ser estreito, difícil e incompreendido por muitos, nos dá ao fim a garantia da recompensa eterna e incorruptível. O único tesouro que a traça não roe, a ferrugem não corroe e o ladrão não rouba. A VIDA ETERNA.
Siga a Cristo, e nada mais!
Assim é a eternidade, assim é a natureza de Deus. Estão logo no fim deste caminho, caminho este que se chama Jesus. Pense um pouco, depois me diga se não vale a pena desbravar e seguir no único caminho, que apesar de ser estreito, difícil e incompreendido por muitos, nos dá ao fim a garantia da recompensa eterna e incorruptível. O único tesouro que a traça não roe, a ferrugem não corroe e o ladrão não rouba. A VIDA ETERNA.
Siga a Cristo, e nada mais!